Este site foi concebido para maiores de 16 anos. Se tem menos de 16 anos não nos transmita os seus dados pessoais.
Este site utiliza cookies. Ao navegar, estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre a política de cookies
Compreendo
Voltar a Notícias & Destaques
.
O Grupo Entreposto (GE) e o Parque Nacional da Gorongosa (PNG) assinaram um protocolo que, no âmbito da adesão do GE ao Clube Empresarial da Gorongosa, visa apoiar a Unidade de Luta Contra a Caça Furtiva do Parque Nacional da Gorongosa, de forma a reforçar a capacidade de fazer frente a um problema actual que afecta cada vez mais a vida selvagem em Moçambique.
O Grupo Entreposto decidiu, no seguimento da sua estratégia de Responsabilidade Social, apoiar esta Unidade dado que o combate à caça furtiva é crucial para que a vida selvagem e a biodiversidade em Moçambique sejam activamente defendidas e preservadas. Os objectivos principais passam por apoiar o PNG a aumentar a efectividade do patrulhamento e de cobertura das áreas mais remotas; garantir capacidade de acesso, prevenção e intervenção rápida e eficaz com vista a neutralizar acções de caça furtiva; prevenir o abate ilegal de floresta; evitar casos de conflito entre animais e as comunidades; intensificar as acções de identificação e recolha de armadilhas; sensibilizar a comunidade sobre a importância da preservação da biodiversidade.
No decorrer do evento, José Cardoso, Administrador do Grupo Entreposto, falou sobre o protocolo: "É com enorme prazer que estabelecemos uma parceria com um dos principais símbolos de preservação em Moçambique. A integração no Clube Empresarial da Gorongosa e o apoio à Unidade Contra a Caça Furtiva do PNG é uma contribuição que se pretende de longo prazo e que irá, de imediato traduzir-se, ao longo de 2015, na aquisição de um barco motorizado de patrulhamento para operações em áreas remotas, desenvolvimento de acções de formação avançada e treino especializado de fiscais, aquisição de rádios de comunicação, uniformes e botas, e apoio aos encargos logísticos diários de patrulha."
Greg Carr, Presidente do Gorongosa Restoration Project (GRP) e membro do Comité de Supervisão do PNG acrescenta "É graças ao apoio e dedicação de organizações como o Grupo Entreposto que conseguimos trabalhar todos os dias parar garantir o sucesso da conservação da biodiversidade e o desenvolvimento futuro das comunidades vizinhas do Parque Nacional da Gorongosa. É um trabalho que já levamos a cabo há vários anos através do Gorongosa Restoration Project e que conseguiremos desenvolver ainda mais", explicou.
Mateus Mutemba, Administrador do Parque Nacional da Gorongosa não deixou de salientar que "É com enorme prazer que registamos a adesão do Grupo Entreposto ao Clube Empresarial da Gorongosa. O sucesso da conservação da biodiversidade no Parque, o combate à caça furtiva e o desenvolvimento das comunidades da zona tampão do PNG vizinhas só será possível com o apoio de todos os Moçambicanos e da comunidade empresarial atuante em Moçambique."
Com uma área de cerca de 4.000 km2, o Parque Nacional da Gorongosa situa-se na zona limite sul do Grande Vale do Rift Africano, no coração de Moçambique. O Parque protege e preserva a natureza e a vida selvagem e ajuda as comunidades locais. É o lar de alguns dos ecossistemas biologicamente mais ricos e geologicamente mais diversos do continente Africano. Os seus limites abrangem as grutas e desfiladeiros profundos do Planalto de Cheringoma, as vastas savanas do Vale do Rift e a preciosa floresta tropical húmida da Serra da Gorongosa.
Para além de vários meios de comunicação social relevantes no panorama nacional, a cerimónia contou com ilustres presenças do PCA do Grupo Entreposto, Nuno Sousa, José Cardoso, Administrador do Grupo Entreposto, Greg Carr, Presidente do Gorongosa Restoration Project (GRP) e membro do Comité de Supervisão do PNG e Mateus Mutemba, Administrador do Parque Nacional da Gorongosa.